Mais de 9000 obras que dão forma ao pensamento
c. 45 - c. 95 Roma Antiga
A edição de 1502 da obra de Estácio [ou Statius] é um exemplo notável do compromisso humanista de Aldo Manuzio com a preservação e difusão dos clássicos latinos durante o Renascimento. A edição das obras do poeta épico e lírico da Roma do século primeiro contribuiu para consolidar o seu lugar no cânone literário, ao lado de autores como Virgílio e Ovídio.
Esta primeira edição inclui o poema épico Tebaida, uma coleção de poesias de circunstância, Silvae, e um inacabado poema épico, Aquileida. A obra Orthographia que aparece no início desta edição (existindo exemplares em que é ausente ou está incluída no fim do livro), é um dicionário etimológico das palavras em grego utilizadas na sua obra.
Mas Estácio é conhecido principalmente pela sua aparição como personagem maior na secção do Purgatório da Divina Comédia de Dante.
*
STATIUS
[Opera], [pt.1] Orthographia et flexvs dictionvm graecarvm (dedicado a Marco Musuro) ; [pt.2] Sylvarvm libri qvinqve / Thebaidos libri dvodecim / Achilleidos dvo. (dedicado a Giovanni Pontano).
Veneza: Aldo Manuzio, agosto 1502
Latim e Grego. 8º (16 cm). [296] f. Ass.: [pt.1] a-e8 ; [pt.2] 2a-z8 A-F8 G4 2A-B8 2C4.