Premiada internacionalmente no Parlamento Europeu
Coleção de Fotografia Contemporânea
A Coleção de Fotografia venceu o prémio internacional nos "Corporate Art Awards - Mecenati of the XXI Century", a 28 de novembro de 2018, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A distinção atribuída "For the Outstanding Photography Collection of 21st century living artists" visa promover a colaboração entre o mundo empresarial e o da arte a nível internacional, sendo um importante reconhecimento do exemplo único de mecenato cultural, que criou uma das mais importantes coleções corporativas de arte contemporânea do mundo composta por artistas vivos do século XXI.
COMO TUDO COMEÇOU
Uma coleção com história
A Coleção de Fotografia Contemporânea foi iniciada em 2004 com a aquisição de uma caixa de luz de Jeff Wall
(A Woman with a Covered Tray, 2003), um famoso auto-retrato de Cindy Sherman (Untitled, 2004), uma vista de Shanghai de Thomas Struth (Shanghai Panorama, 2002) e uma biblioteca das mais emblemáticas de Candida Höfer (Rijksmuseum Amsterdam II, 2003).
Coleção em números
Reúne cerca de 1000 obras exemplificativas de todo o mundo, de mais de 300 artistas e de 38 nacionalidades diferentes, representando uma ampla gama de gerações e origens.
SOBRE AS OBRAS
De Wolfgang Tilmans a John Baldessari
As obras escolhidas para integrar a Coleção têm por base a utilização da fotografia nas suas mais diversas formas de expressão, incluindo instalações como a de Wolfgang Tillmans, “Installation, 1999” e a obra de Christian Boltanski, “Lumières (blue pyramid – Claudine), 2000”, onde a fotografia é complementada com uma instalação iluminada, ou ainda técnicas mistas que podemos encontrar nas obras de John Baldessari, “Intersection Series: Seascape, Man (with Brick) and Man (with Pencil), 2002” e “Five Yellow Divisions: with Persons (Black and White), 2004”.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Um elogio à diversidade e variedade estilística
Nesta coleção é privilegiada a aquisição de trabalhos produzidos no século XXI, permitindo transmitir melhor a visão única dos artistas sobre a nossa contemporaneidade partilhada. Visa, portanto, acompanhar a evolução das linguagens da arte no seu geral, mas olhando com interesse para a fotografia como forma particular de expressão artística. Em vez de adquirir grandes séries, optou-se deliberadamente pela escolha de peças representativas da obra de cada um, para que se incluísse um maior número de artistas com corpos distintos de trabalho. A diversidade de expressão artística é um dos pontos fortes, pois é através desta variedade de estilos e concentração na fotografia contemporânea de artistas vivos que se enriquece o diálogo sobre a arte do nosso tempo.
Pela singularidade desta Coleção e pelo reconhecimento internacional adquirido através de uma sustentável e contínua política de partilha e divulgação, tem sido convidada a participar de importantes iniciativas e exposições de arte contemporânea nacional e internacional, bem como, recebe visitas por parte de museus, galerias, colecionadores, estudantes, entre um vasto público geral.
A Coleção de Fotografia Contemporânea do novobanco é membro fundador da IACCCA International Association of Corporate Collections of Contemporary Art.
RECONHECIMENTO e CURRÍCULO
- 2018. Distinguida com o prémio "For the Outstanding Photography Collection of 21st century living artists" na competição internacional "Corporate Art Awards - Art Patrons of the XXI Century", atribuído no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural;
- 2018. Selecionada para o programa oficial da terceira edição da Feira Internacional ARCOLisboa (presente desde a 1ªedição);
- 2017. Selecionada para o programa oficial da segunda edição da Feira Internacional ARCOLisboa;
- 2016. Selecionada para participar no prémio internacional "Corporate Art Awards 2016" cujo objetivo é identificar e promover a excelência e as melhores práticas na colaboração entre o mundo empresarial e a arte internacional;
- 2016. Selecionada para o programa oficial da primeira edição da Feira Internacional ARCOLisboa, a única coleção fora do âmbito dos museus a participar neste programa;
- 2015. Considerada uma das 80 melhores coleções corporativas do mundo pela publicação Global Corporate Collection;
- 2014. Integrada nas 100 melhores Coleções Corporativas do Mundo, sendo a única coleção portuguesa representada;
- 2012. Convidada a expor na Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOMadrid;
- 2011. Distinguida com o galardão 15th "A" Corporate Collection Award 2011 pela ARCOMadrid.
Só estão disponíveis para visualização na pesquisa, as obras que constam no catálogo "O Presente: Uma Dimensão Infinita" da primeira exposição pública da Coleção no Museu Coleção Berardo em 2008.