Mais de 9000 obras que dão forma ao pensamento
1403 - 1472 Império Bizantino
O cardeal Bessarion foi uma das maiores figures da Igreja e da Cultura helenizante no sécul XV. Esta edição Aldina incluiu uma obra de grande relevância filosófica e humanista: In calumniatorem Platonis, particularmente significativa por representar a defesa apaixonada de Platão contra as críticas do aristotélico Jorge de Trebizonda, num contexto em que o pensamento platónico era frequentemente acusado de incompatibilidade com o Cristianismo.
A obra de Bessarion não apenas refuta essas acusações como propõe uma reconciliação entre as filosofias de Platão e Aristóteles, destacando a complementaridade entre ambas. Ao escolher publicar este texto, Manuzio reafirmou o seu compromisso com a disseminação do saber clássico e com o projeto humanista de valorização da filosofia como instrumento de formação ética e intelectual. Uma segunda impressão da obra em 1513, pelos herdeiros de Manuzio, confirma o valor da edição.
Esta obra foi adquirida em conjunto com a edição aldina do Jâmblico, mas mandada encadernar em separado pelo Prof. Pina Martins.
*
BESSARION Cardinalis
In calumniatorem Platonis libri quatuor. (dedicado a Accurse Maynier)
Veneza: Aldo Manuzio, julho 1503
Latim e Grego. 2º (30 cm). [8], 112 f. Ass.: a-p8. Erros de foliação: [8], 1-89, 89 [90], 91