Mais de 9000 obras que dão forma ao pensamento
c. 1426-1503 Itália
Intitulada Pontani Opera, esta edição reúne parte substancial da produção poética e filosófica de Pontano, figura central do círculo intelectual napolitano e um dos mais influentes humanistas do Quattrocento. Culturalmente, a publicação das Opera de Pontano contribuiu para a difusão de uma poesia latina refinada, de inspiração horaciana, e de tratados filosófico-morais que influenciaram profundamente o pensamento renascentista.
De acordo com Renouard, a obra é constituída por duas partes, sendo a primeira impressa em Maio de 1505 e dedicada a Jacobo Collario; a segunda parte é dedicada a Suardino Suardo. Trata-se do primeiro volume das poesias de Pontano, que foram reimpressas em 1513 e 1533.
Este exemplar apresenta uma encadernação em pele de cabra gravada a seco e a ouro, elaborada no século XVI, com uma lombada acrescentada por restauro.
*
GIOVANNI GIOVIANO PONTANO
Pontani Opera. Vrania, siue de Stellis libri quinque. Meteororum liber unus. De hortis Hesperidum libri duo. Lepidina siue postorales pompae septem. Item Meliseus, Maeon Acon. Hendecasyllaborum libri duo. Tumulorum liber unus. Neniae duodecim. Epigrammata duodecim. Quae uero in toto opere habeantur in indice, qui in calce est, licet ridere.
Veneza: Aldo Manuzio, agosto 1505
Latim. 8º (17 cm). [183] f. Ass.: a-z8. Em falta o f. a1