Mais de 9000 obras que dão forma ao pensamento
1304 - 1374 Itália
A edição de 1514 da obra Le cose vulgari de Francesco Petrarca, publicada por Aldo Manuzio em Veneza, representa um momento decisivo na história da cultura impressa e da valorização da língua italiana no Renascimento. Esta edição, conhecida pelo título editorial Il Petrarcha, foi impressa em formato in-octavo e marca a primeira vez que a poesia vernacular de Petrarca foi publicada pela prestigiada Tipografia Aldina.
Culturalmente, esta edição contribuiu para a canonização da poesia lírica italiana e para a difusão dos valores humanistas entre um público mais vasto. Ao publicar Le cose vulgari, Manuzio não apenas preservou a obra de Petrarca, mas também reforçou o papel da língua italiana como veículo legítimo de expressão literária e filosófica, num momento em que o latim ainda dominava o mundo académico.
Neste exemplar encontramos na guarda inicial uma nota manuscrita de Renouard com uma reflexão sobre a datação da obra. Está em falta a página de título referente a esta edição de 1514 onde deveria constar o título “Il Petrarcha” e no verso o início da carta de Aldo Manuzio aos leitores; foi substituído por uma outra página de título que corresponde à edição contrafeita de Lyon [1502]. Os fólios 52 e 53, estando em falta, foram substituídos pelo texto em manuscrito.
*
FRANCESCO PETRARCA
[Il Petrarcha] Le cose vvlgari di Messer Francesco Petrarcha (editada por Pietro Bembo)
Veneza: Aldo Manuzio, agosto 1514
Italiano. 8º (16 cm). 184, [23] f. Ass.: a-z8 A-C8. Erro de ass.: está em falta o f. A7. Vários erros de foliação.