Mais de 9000 obras que dão forma ao pensamento
1469 - 1525 Itália
Esta obra reúne uma coletânea de estudos e comentários sobre autores da Antiguidade, com especial atenção à correção textual, à interpretação linguística e à contextualização histórica. A edição de 1516 insere-se na fase pós-Manuzio da Imprensa Aldina, marcada pela continuidade do projeto editorial iniciado por Aldo de difundir o saber antigo com rigor crítico e elegância tipográfica.
Publicada em formato in-folio, com título da folha de rosto impresso a vermelho, a inclusão de índices e glossários reforça o seu valor como instrumento de estudo e consulta.
Culturalmente, a obra de Ricchieri contribuiu para consolidar a prática da leitura crítica dos textos clássicos, antecipando métodos que seriam fundamentais para o desenvolvimento da filologia moderna. A edição aldina de 1516 é, assim, um testemunho da vitalidade intelectual do Renascimento e da importância da tipografia como veículo de transmissão do saber.
*
LODOVICO CELIO RICCHIERI
Lectionum Antiquarum libri XVI. (dedicado a Jean Grollier)
Veneza: Aldo Manuzio (herdeiros) e Andrea Torresano, fevereiro 1516
Latim e Grego. 2º (29 cm). [80], 862, [3], [2 br.], [1] p. Ass.: AA-CC8 DD4 EE8 FF4 a-z8 &8 [con]8 [rum]8 aa-zz8 &&8 [con][con]8 [rum][rum]8 A8 B10. Erros vários de foliação. Pert. ms. «Bibliothecae Er.ne Patj.ne R. Pr. Mr. Mich. ang. Patj. D.D.»