Um legado de 2000 anos com cunho português
Coleção de Numismática
Como tudo começou
A Coleção foi adquirida pelo Banco em 2007 e é considerada uma das mais completas coleções da sua espécie.
Coleção em números
É composta por cerca de 13.000 moedas, todas cunhadas em território que é ou foi português, desde um período pré-nacional até à implantação da República.
Principais características
Uma viagem pela história de Portugal
Através dela é possível percorrer toda a história de Portugal, onde se retrata, através do dinheiro, a nossa formação enquanto povo, cultura e nação durante um espaço temporal de mais de 2000 anos.
Principais exemplares
Do período Pré-nacional à Implantação da República
Esta coleção conta com exemplares anteriores à fundação do Reino de Portugal, nomeadamente do período Hispano-romano, Suevo, Visigodo e Árabe, atravessando todos os reinados portugueses e culminando com a implantação da República.
Possui dos mais belos exemplares da numismática portuguesa, que conhece três ciclos gloriosos: o medieval, o dos descobrimentos e o do ouro do Brasil.
Do período medieval, merecem destaque as moedas do reinado de D. Fernando, entre elas a Dobra Pé Terra. De referir, também, o Escudo de D. Afonso V, outra das grandes moedas portuguesas, que representa o projeto pessoal do jovem Rei cavaleiro - a Cruzada.
Dos Descobrimentos, época áurea da História de Portugal, surge O Português. Esta moeda de ouro foi, durante cerca de 70 anos, a mais valiosa e rica a circular internacionalmente, aceite como moeda em todas as transações comerciais. É um dos grandes marcos da glória da era Manuelina e destinava-se a anunciar ao mundo a vitória portuguesa no descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia.
O terceiro ciclo glorioso pertence ao ouro vindo do Brasil, território descoberto em 1500 e fonte de inúmeras riquezas. D. João V mandou cunhar, durante o seu reinado e graças às grandes remessas de ouro provenientes do Brasil, uma das mais espetaculares séries monetárias da numismática portuguesa.
Também as antigas colónias constituem um repositório digno de registo, sendo de destacar as do Brasil e da Índia, como as maiores coleções conhecidas atualmente.
Quer saber mais sobre toda a história deste legado? Visite-nos aqui.
Parcerias de partilha do património
Com a Universidade Nova - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), foi efetuada uma parceria para disponibilizar a Coleção de Numismática aos investigadores e projetos académicos. Este protocolo de Cooperação com a FCSH vai impulsionar a visibilidade e acessibilidade da coleção a grupos de investigadores e estudiosos da Universidade, tornando-se ponto de referência numa série de estudos e projetos académicos.
Veja em baixo o vídeo do evento da assinatura de parceria com a Universidade Nova - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), para disponibilizar a Coleção de Numismática aos investigadores e projetos académicos.