Seis séculos de muita arte
1730-1780 Inglaterra
William James retoma uma composição de Canaletto (1697-1768), que representa um dos momentos importantes das festas de Veneza, a celebração simbólica da união de Veneza com o mar, no dia da Ascensão. Num barco sumptuoso, o Bucentauro, o Doge deslocava-se até ao Lido onde deitava um anel à água, simbolizando a ligação de Veneza com o Adriático. William James, aluno de Canaletto nos anos em que este se desloca a Londres, entre 1746 e 1756, inicia-se nos temas venezianos, que faz unicamente a partir de desenhos e pinturas, sem nunca se ter deslocado a Veneza. Destacam-se nas suas obras o domínio da perspetiva, o rigor nos pormenores da arquitetura, a sensibilidade na paleta cromática e na execução das tonalidades cambiantes dos azuis e brancos do céu. É um período em que as Vedute venezianas de Guardi e Canaletto são muito apreciadas e desejadas por colecionadores, levando outros pintores a criarem composições inspiradas nessas obras.
| Óleo sobre tela, 95 x 153 cm
| BRAGA. Museu dos Biscainhos