Afonso V

— 1432-1481, Portugal

Afonso V de Portugal (1432–1481), conhecido como "o Africano", foi o décimo segundo rei de Portugal, reinando entre 1438 e 1481. Filho de D. Duarte e de D. Leonor de Aragão, assumiu o trono ainda menor de idade, com apenas seis anos, sob a regência da sua mãe e, posteriormente, de seu tio, o Infante D. Pedro, Duque de Coimbra.

O seu reinado ficou marcado pela expansão ultramarina e pelas campanhas militares no Norte de África, que lhe valeram o epíteto de "Africano", após a conquista de Alcácer-Ceguer em 1458. Afonso V destacou-se também pelo seu envolvimento nas complexas disputas dinásticas da Península Ibérica, nomeadamente a sua tentativa de assumir o trono de Castela através do casamento com a princesa D. Joana, conhecida como “a Beltraneja”.

No plano administrativo, deixou testemunhos escritos da sua governação, entre os quais a Carta Régia de Santarém, datada de 21 de abril de 1462, documento de grande importância histórica. Esta carta reflete preocupações régias com a administração da justiça, a organização territorial e a regulação de privilégios, constituindo uma fonte fundamental para o estudo da monarquia portuguesa no século XV.

D. Afonso V faleceu em 1481, em Sintra, sendo sucedido por seu filho, D. João II.

Afonso V

Carta régia de D. Afonso V>Santarém, 21 de abril de 1462