16 maio 2024

Espaço novobanco, Marquês de Pombal

Exposição Fotografia Andres Serrano | Des Américains II (2002.2004)

Obras da Coleção de Fotografia novobanco
patente no espaço Coleção de Fotografia do novobanco

Andres Serrano é um renomado artista americano que nasceu em Nova York em 1950 e iniciou a sua atividade na década de 80. Serrano combina a cultura clássica com elementos da cultura pop, onde as suas obras, embora por vezes controversas, são uma reflexão sobre o indivíduo contemporâneo e as contradições da sociedade americana.

A série aqui apresentada, que integra a nossa Coleção de Fotografia, foi uma reflexão do artista sobre o que era a sociedade americana, após os acontecimentos do 11 de setembro de 2001, questionando a crença do “Sonho Americano”, uma ideia de liberdade e igualdade, que geraria oportunidades iguais para todos, independentemente da classe social, podendo alcançar sucesso e prosperidade, através de trabalho árduo, determinação e iniciativa, numa sociedade sem obstáculos.

Andres Serrano, na tradição da fotografia de estúdio, apresenta, nesta série, imponentes retratos sumptuosamente iluminados de um amplo espectro de americanos. Serrano criou a sua própria visão da América, a que chamou a “Minha América”, o melting pot que inclui, desde desconhecidos a famosos, pobres a ricos, do bombeiro à enfermeira, ao B.B.King…fazendo-nos compreender que a América é tudo isso. A qualidade magistral das impressões saturadas de Serrano desafia as noções estabelecidas de beleza e tabus.

Nomeado em 2017 Cavaleiro da Ordem das Artes em França, Andres Serrano recebeu várias bolsas e prémios de organizações.

Curadoria: Alexandra Conde

 

Espaço novobanco

Pç. Marquês de Pombal 3A, 1250-161 Lisboa

Horário | 9h às 17h